sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cura para a SIDA?

Durante décadas tem sido um mistério o facto de algumas pessoas possuírem o vírus HIV, mas não desenvolverem SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida).
De acordo com um estudo a ser publicado dia 19 de Dezembro, as células T destroem o vírus injectando uma forte dose de proteínas apoptóticas nas células infectadas. Segundo Guido Silvestri, da Escola de Medicina da Universidade da Pennsylvania “Este estudo traz-nos mais perto de uma potencial vacina ou cura para a SIDA”. Os investigadores são liderados por Mark Connors, do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas. Connors afirmou que a sua equipa já está a investigar o que inibe as células T de eliminar o vírus. Além disso, novas vacinas poderão ser desenvolvidos para desencadear a capacidade inata de matar destas células.

3 comentários:

Cláudio Álvaro disse...

Esta notícia é fantástica! Não tinha noção de qual seria o mecanismo que possibilitaria às pessoas que têm o HIV não contraírem SIDA... O mais interessante será decobrir realmente, como dizes, o que impossibilita as nossas células T de destruír o vírus por completo...
Parabéns pelo post!!!

*beijinhos

Andreia Gonçalves disse...

Acho o tema interessante, eu sei que investigaram algumas esponjas que têm uma substância que poderia ajudar no combate à SIDA mas ainda não sabia desta descoberta.
bjinhos

Inês disse...

Eu tinha conhecimento era de um estudo que esta a ser realizado ha ja muitos anos em África, acerca de umas prostitutas africanas que vivem numa população e que são totalmente imunes ao virus da SIDA, ainda que elas estejam expostas e em contacto directo com o referido virus, que eu saiba ate agora nao houve nenhum avanço nesse estudo...
beijos