quarta-feira, 18 de março de 2009

Engenhoso Santino

Santino é um chimpanzé engenhoso que recolhe calmamente pequenas rochas, para mais tarde arremessar aos visitantes do Jardim Zoológico onde vive, na Suécia.



De acordo com o artigo publicado na revista “Current Biology”, Santino, com 31 anos de idade, começa a construir as suas armas antes do Zoo abrir e espera até ao meio dia para atacar. Ele atira as rochas recolhidas e pedaços de betão que retira de zonas mais frágeis do Zoo, quebrando-os quando estes são demasiado grandes para serem lançados nos turistas.
O estudo baseou-se em observações de Mathias Osvath, estudante de doutoramento na Universidade de Lund, e de tratadores que acompanham Santino há mais de 10 anos. Santinho é o macho dominante e apenas ataca humanos, mas felizmente não prima pela pontaria, raramente atingindo os visitantes.

Santino, torna-se assim mais uma prova de que os humanos não são os únicos animais racionais do planeta. Outros animais podem também pensar, planear o futuro e agir de modo a alcançar os seus objectivos.

Sem comentários: